segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Desenhando um bom marketing com animação

Como vimos nas postagens anteriores, o mercado tecnológico não está apenas adaptando os produtos de consumo adulto para conquistar o universo infantil, percebe-se também que o caminho inverso está sendo percorrido por este mesmo mercado e, para comprovar isto, não faltam novidades no mercado dos brinquedos, do cinema e da publicidade, isso mesmo, a publicidade está empolgada com este novo filão e o que não falta são estratégias de marketing bem elaboradas para vender produtos, conscientizar a sociedade e entreter a todos.


A prova mais recente desta criatividade foi apresentada pela ong ambientalista: Greenpeace que usou o personagem Ken para fazer uma crítica inteligente e bem-humorada à empresa Mattel que na fabricação de suas embalagens usa madeira desmatada das florestas da Indonésia, um dos últimos redutos de mata tropical do planeta. Acompanhe a campanha:


O vídeo engraçado é para ser levado a sério. Segundo o site oficial do Greenpeaceforam meses de investigação até a ong descobrir que a Mattel, fabricante da Barbie, compra a matéria-prima de suas embalagens da companhia Asia Pulp and Paper (APP), subsidiário do grupo Sinar Maso mais notório destruidor de florestas da Indonésia. Para impulsionar a campanha e pressionar a maior fabricante de brinquedos do mundo a parar de alimentar a cadeia de destruição de árvores que afetam o habitat dos últimos orangotangos, tigres e elefantes do planeta, o Greenpeace lançou uma ação global contra a fabricante de brinquedos. O lançamento do protesto foi na sede da Mattel que fica na cidade de El Segundo nos Estados Unidos. Assista como se deu a ação da campanha:


O protesto resultou em oito ativistas presos, entre eles, uma mulher vestida de Barbie que dirigia uma escavadeira rosa, no entanto, a ong conseguiu com que a Mattel se posicionasse de forma mais favorável ao desenvolvimento ambiental, através de um comunicado, a fabricante da Barbie, afirmou que irá avaliar suas fontes de abastecimento de papel e embalagens à medida em que avança em melhorias, além disso, disse também estar surpresa e desapontada com a campanha pela abordagem inflamada que mobilizou mais de 500.000 e-mails enviados por clientes através de um link direto fornecido pela campanha num site especial. Vale lembrar que o Greenpeace também já realizou campanhas de protesto contra a Nestlé contra a Unilever (fabricante dos produtos Dove) e em ambos os casos obteve sucesso com a redução do desmatamento.

Por falar na Dove - Unilever, a fabricante de produtos de higiene feminina também já explorou os recursos que combinam desenho infantil e publicidade para divulgação da sua marca, a proposta foi bem inteligente e usou personagens de desenhos animados para estrelar a campanha que circulou nos Estados Unidos. Confira o resultado:





E não é a primeira vez que os personagens dos Simpsons estrelam uma campanha publicitária, a Renault também já usou a imagem da família nada convencional mais conhecida no mundo para estrelar o anúncio do Renault Kangoo:


Pelo visto estas propostas de campanha possuem todos os indícios de sucesso para conquistar o maior raio de público possível, é mais comum observarmos esta relação em campanhas promocionais de lançamento de filmes e afins, mas nestes casos a situação é outra, a causa está altamente vinculada ao interesse das empresas em comercializar ou difundir seus produtos e conceitos. A iniciativa por aqui, preza pela criatividade e originalidade que em parceria com as animações configuram uma boa propaganda destinada a todos os públicos.

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