sábado, 3 de dezembro de 2011

Pequeno Darth Vader domina publicidade


Imagine uma campanha publicitária com um pouco mais de 60 segundos que pode ser apresentada em qualquer país do planeta sem alterar seu conteúdo original - já que não há falas durante sua exibição - que faça uma genial referência a saga cinematográfica mais comentada dos anos 80/90 e, ainda por cima, seja estrelada por uma criança. Pois então, essa campanha se chama "The Force" e foi criada pela agência publicitária Deutsch para anunciar o novo Passat da Volkswagen, usando como referência o clássico vilão da saga Star WarsDarth VaderAcompanhe:


Recomendamos também o "The making of the force":


E como era de se esperar, em pouco tempo a campanha fez o maior sucesso entre o público de vários países e como estava para ser lançada pela primeira vez no intervalo comercial do Super Bowl  - evento esportivo de grande repercussão nos Estados Unidos - não havia dúvidas de que por lá o sucesso já estaria garantido. E foi exatamente o que aconteceu, a repercussão foi tamanha que eles receberam o prêmio Crash of the Commercials: USA vs. The World da CBS além de se tornar febre na internet com mais de 37 milhões de visualizações no YouTube. Por outro lado, tanto sucesso assim não poderia passar despercebido pelos concorrentes e assim deu-se início ao rodízio de paródias na internet, a começar pela Toyota.



A Marvel Comics, por sua vez, aproveitou o sucesso da campanha para divulgar seu novo filme: Thor.



E se aproveitando da máxima dos filmes policiais "Tudo o que você disser pode e será usado contra você no tribunal", o Greenpeace denuncia a empresa alemã (que está se opondo as leis europeias de emissão de CO2) usando a brecha deixada pela campanha e fazendo a perfeita analogia entre a marca alemã (representada pelo pequeno Darth Vader) ao "lado negro da força", assim, a ong ambientalista levanta a bandeira da campanha paralela: "VW: The Dark Side" e pede para que as pessoas se juntem aos rebeldes desta guerra em prol do meio ambiente, elevando as criticas ao patamar de superproduções.

"VW: The Dark Side - Parte I"

"VW: The Dark Side - Parte II"

Abaixo segue mais três vídeos de sátiras à campanha que também alcançaram grande repercussão na internet, fora estes, ainda existem dezenas de vídeos caseiros envolvendo a proposta da propaganda, de toda forma, quem saiu ganhando foi a Volkswagen que além da sua, teve inúmeras outras propagandas gratuitas envolvendo sua marca, mesmo sendo de forma indireta.

Paródia Chorizen

Paródia Lego

Paródia Taxi Fiesta

Nenhum comentário:

Postar um comentário