As causas dessa TPM

A Tecnologia e os mais recentes Nativos Digitais


Atualmente, compartilhamos de uma era tecnológica em contínua produção. As inovações costumam ser superadas em curtos prazos e rotineiramente somos surpreendidos com sucessivas novidades desta era digital. Muitas destas inovações servem tão somente para suprir as necessidades e anseios dos já dependentes tecnológicos classificados por "nativos" e "imigrantes digitais" que compõem uma parcela significativa da sociedade.

Abordado pela primeira vez em 2007 pelo pensador e desenvolvedor de games, Marc Prensky, o termo "Nativos Digitais" está sendo estudado como um fenômeno que pode causar impactos inclusive no mercado de trabalho. Hoje, essa geração representa 50% da população ativa (pessoas de até 25 anos), mas em 2020, com o crescimento demográfico, eles serão 80% da população. Dentre esses 80% estarão incluídos os mais recentes nativos digitais de hoje, crianças que nasceram a partir da década passada (no início do século XXI) e que interagem com as novas tecnologias acessíveis sem muito receio ou indiferença, pelo contrário, eles aparentam ter uma certa familiaridade com essas tecnologias e passaram a ser um público-alvo em expansão aos olhos do mercado que investe cada vez mais em interatividade e inovações para satisfazer estes pequenos consumidores digitais.

E será por meio de reportagens, vídeos, entrevistas e fatos curiosos que tentaremos explorar ao máximo esta parceria precoce e inevitável entre as novas tecnologias e o universo infantil, seja apresentando os benefícios e malefícios que esta relação pode causar, as polêmicas que este tema pode suscitar e analisando as causas e efeitos desta tecnologia para menores.

| Mais informações sobre os Nativos Digitais:

Possíveis sub-temas a serem explorados neste blog:

- Criança e Consumo
O uso e o abuso das novas tecnologias pelas crianças e a recente visão de mercado na produção de novas tecnologias, tendo o mercado infantil como destaque
- Cyberbullying
Dados estatísticos e análises acerca do uso indevido da internet para promover o bullying nas redes sociais
- Educação e Tecnologia
Como as escolas estão se adaptando a era tecnológica para educar os mais novos nativos digitais
- Pedofilia Online
Os avanços tecnológicos para denúncia e prisão de pedófilos que atuam na internet e a influência das redes sociais na involuntária difusão da pornografia infantil
- As Crianças e as Redes Sociais
A exposição de crianças em sites de relacionamento e o  novo método de convivência e interação infantil
- Inclusão Digital
Programas nacionais e internacionais em prol da democratização digital e os mecanismos usados pela própria sociedade na superação do termo "excluídos digitais"
- Games
Influências na saúde e sociabilidade das crianças, as inovações interativas propostas pelo mercado e a relação de jogos violentos no comportamento infantil
- Tecnologia e Medicina Pediátrica
Avanços tecnológicos na medicina em prol de crianças deficientes ou com saúde debilitada
- O Mercado de Animação e o Cinema 3D
O uso da tecnologia 3D para atrair o público infantil nos cinemas e o uso de artes gráficas nas novas animações cinematográficas


 Tecnologia Para Menores.